Bagels Arco-íris

Originários de Brooklyn, Nova York, os bagels arco-íris são uma versão colorida do bagel tradicional, com o sabor de sempre. Conseguimos este efeito divertido, tingindo a massa e entrançando as diferentes cores antes de levar ao forno.

A receita que deixamos permite ultrapassar a complexa etapa de ferver os bagels, porque usamos um forno com vapor

Vamos por as mãos na massa?

Ingredientes

2 chávenas de água morna
1 embalagem de fermento de padeiro seco (entre 15g/20g)
1 colher de sopa de açúcar
6 chávenas de farinha de trigo (reserve farinha adicional)
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de óleo vegetal + óleo qb para para untar
Corante alimentar cor de rosa, branco e preto

Dose para aproximadamente 10 bagels

Preparação Bagels

Preparação

 
1. Misture a água morna e o açúcar na taça do robot de cozinha. Adicione o fermento à água com açúcar e deixe repousar até formar pequenas bolhas e espuma (cerca de 10 minutos).

2. Adicione farinha, óleo e sal à água. 

3. Use as varas para massa e misture durante 5 minutos (se não usar batedeira, misture com uma colher de pau até engrossar). Após cerca de 5 minutos, retire da taça e amasse à mão por mais 5 minutos, até obter uma consistência suave (não pegajosa). Se a massa ainda estiver pegajosa, polvilhe com farinha e amasse até que deixe de colar.

4. Coloque a massa em uma taça grande, untada com óleo. Cubra com filme plástico anti aderente e deixe levedar num lugar quente durante 60 minutos, até duplicar o tamanho.

5. Depois da massa crescer, empurre-a para baixo e divida-a em 3 partes iguais. Depois, adicione um corante alimentar de cor diferente a cada parte da massa, para tingir. Recomendamos que amasse cada peça de massa durante 10/15 minutos para uniformizar a cor da massa. Mantenha a massa que não está a usar coberta com filme plástico anti aderente para que não seque.

6. Tenda e estique a massa numa tábua ou outra superfície plana e corte tiras de um dedo por seis dedos de comprimento. Torça a massa para formar uma espiral e junte as pontas. Repita o processo com a restante massa.

7. Coloque os bagels crus numa superfície levemente untada, cubra com um pano limpo e deixe crescer até quase duplicar de tamanho num local ameno, livre de correntes de ar, aproximadamente 20 a 30 minutos.

8. Coloque os bagels num tabuleiro e leve ao forno a vapor, no programa ¼ de Vapor a 150°C durante 12 minutos. Eleve a temperatura para 200°C e asse por mais 10 minutos. Deixe os bagels repousar debaixo de um pano ou toalha.

9. Sirva e viva o dia da melhor maneira!