Churrasco feito em casa e saboreado fora dela

É o método de confeção veraneante por natureza. Uma bela churrascada, de peixe, carne ou de ambos, faz parte do menu de qualquer refeição em família ou com amigos. 

Isto porque o churrasco remete-nos para um convívio que abrange mais do que apenas a degustação da refeição. A própria confeção da mesma é feita em convívio, com amigos e família em conjunto com o Chef de serviço. Há sempre alguém na família que tem particular jeito para grelhar peixe ou carne e que toma a rédea do barbecue enquanto o Chef saboreia uma bebida fresca. Mas um cenário tão informal remete-nos também para uma refeição apenas feita no verão e executada fora de casa. 

 

Será que é assim tão impossível fazer churrasco durante todo o ano? E não será mesmo possível fazê-lo dentro de casa? Se me disserem que o fumo e o cheiro próprios de um churrasco são o grande impeditivo, então é porque não conhecem o sistema «Hob2Hood» dos exaustores Electrolux.

Joana Teles função hob2hood Electrolux

Com este sistema, fazer grelhados dentro de casa tornou-se fácil, funcional e sem os odores indesejados.

Graças à sua capacidade de extração, para além de sugar o ar e evitar que os odores emitidos durante a preparação das refeições fiquem na cozinha, permite também filtrar grande parte da gordura libertada no ar, evitando que esta se “agarre” aos outros eletrodomésticos, aumentando assim a sua durabilidade. 

E isto tudo sem nunca emitir mais ruído do que o necessário, para que nada perturbe os seus cozinhados.

Um exaustor com a potência correta, permitirá fazer não só um delicioso churrasco dentro de casa, como possibilitará a execução de outros  pratos que evitamos, precisamente pelo odor que acarretam.

Se tiverem uma casa open space como a minha, em que a única divisão entre a cozinha e a sala é a ilha onde cozinho, um bom exaustor é fundamental. 

Joana Teles função hob2hood Electrolux
Hob2Hood

Com o Exaustor de ilha com sistema «Hob2Hood», faço todo o tipo de cozinhados em casa, sem qualquer preocupação com odores ou fumos indesejados. E sem ter de me preocupar em ligar ou regular o exaustor. Essa tarefa é automática!

Receita de marinada por Joana Teles

Apesar de não ser fã de carne, tenho um casal de amigos que adora um bom costeletão grelhado e sempre que vêm cá a casa, é assim que os recebo. Grelho-os dentro de casa, mesmo tendo barbecue. Sem odores, sem fumo e com uma limpeza super-rápida. A frigideira limpa-se em segundos. O barbecue não. 

E já agora, aqui vai a minha receita para uma marinada fácil e rápida, que puxa pelos sabores da carne, tornando- a também mais macia:

• 1/4 de chávena de vinagre 
• 1/2 chávena de vinho branco 
• 2 colheres de sopa de óleo (prefiro o de Girassol por ser mais saudável) 
• 1 colher de sopa de molho inglês 
• 1/2 chávena de azeite 
• 2 dentes de alho picados finamente 
• Pimenta preta moída a gosto 
• 2 colheres de sopa de salsa fresca 
• 1 ramo de alecrim por peça de carne 

Misture os líquidos, deixando o azeite para o fim, adicionando depois as ervas, a salsa, a pimenta  e o alecrim, misturando bem novamente. Espalhe esse molho sobre a carne e guarde-o no frigorífico durante cerca de 1 a 2 horas, antes de grelhar. 

Grelhe a carne dentro de casa ;) e sirva com alecrim e com pêssegos salteados. Fica deliciosooooo! 

E quanto à mesa?

Churrasco em casa por Joana Teles e Electrolux

Aí também adoro surpreender! Associamos uma mesa de churrasco a algo mais descomprometido e banal, mas porque não pôr uma mesa elegante e servir uma bela churrascada?

A sobriedade de uma toalha branca, pontuada por marcadores mais coloridos, com as indispensáveis azeitonas e batatas fritas, elegantemente servidas, acompanhadas pela cor e sabor das bebidas refrescantes. O churrasco está pronto, os amigos estão à mesa e não falta sequer a companhia do melhor das noites quentes de verão - o pôr-do-sol! 

Bom apetite!

Vossa, 
JT

Receitas para churrasco

Receitas Churrasco


O final do Verão pede uma celebração a condizer!

Espreite aqui as nossas sugestões de receitas para um churrasco de Verão com amigos.

Despeça-se desta época de sol e calor com uma refeição leve e saborosa ao ar livre.

Churrascos em casa sem fumos? Sim, é possível!

Churrasco em casa, sem cheiros, com a Electrolux

Os dias longos e quentes de Verão são propícios para jantares ao ar livre com amigos, que se prolongam pela noite fora. O churrasco é a opção predileta, não só por ser saudável mas também porque torna a comida deliciosa e nutritiva. Mas há um senão: os odores e o fumo provocados pelo churrasco.

Fazer o churrasco dentro de casa é uma alternativa, o que permite que que o terraço esteja limpo e sem cheiro a churrasco para o jantar. Para fazer o churrasco na cozinha sem receio de odores e fumo, torna-se indispensável ligar o exaustor.