Quando as sobras se transformam em pratos deliciosos

Sabia que deitamos fora 1/3 da comida que compramos? E se conseguisse transformar o desperdício em pratos deliciosos?

 

Segundo estimativas das Nações Unidas, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano são perdidos ou desperdiçados. Isto equivale a cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos. Em Portugal, as estimativas apontam para um desperdício de cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano.

transformar caules de brócolos em pratos numa deliciosa salada

As perdas e desperdícios têm grande impacto na sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzem a disponibilidade local e mundial de alimentos, geram menores recursos para os produtores e aumentam os preços para os consumidores. Além disso, têm um efeito negativo no meio ambiente devido à utilização não sustentável dos recursos naturais.

Assim, é muito importante gerir e armazenar os alimentos da melhor forma possível, para evitar o seu desperdício. O planeta agradece e nós também.

Os nossos desperdícios alimentares podem ser divididos em três categorias: inevitável, evitável, e possivelmente evitável.

•19% é inevitável – coisas como saquetas de chá e ossos de frango. 

•20% é classificado como possivelmente evitável. Por exemplo casca de batata, caules de brócolos ou aparas de legumes que podem ser consumidos se forem devidamente preparados.

•61% do desperdício é evitável - alimentos que poderiam ter sido consumidos caso tivessem sido melhor geridos e armazenados. Aqui estão incluídos alimentos como coentros, couve chinesa ou bagas de goji. 

Receitas para transformar desperdícios evitáveis em pratos e experiências deliciosos

  • Dim Sum
    Dim Sum
  • Vegetais estilo Japonês
    Vegetais Estilo Japonês
  • Couve Chinesa ao vapor
  • Brownie de chocolate com pimenta
    Brownie de chocolate com pimenta