100 anos a construir uma vida pelo melhor

Passado, presente e futuro

Fundada na Suécia em 1919 pelo empresário Axel Wenner-Gren, Electrolux leva 100 anos a construir uma vida melhor para as pessoas, reinventando as melhores experiências na cozinha, no cuidado da roupa e no bem-estar em casa. Esta é a nossa história.

Alguns dos produtos presentes neste video, como aspiradores e pequenos eletrodomésticos, comercializam-se hoje em dia em Portugal sob a marca AEG.

100 anos a revolucionar o bem-estar de sua casa

A Electrolux foi fundada com a ideia de facilitar o uso dos aspiradores, fomentando a sua utilização ao longo de todo o planeta, como uma ferramenta criada para melhorar as condições de saúde e higiene das casas. Começando pelo revolucionário design de Alex Wenner-Gren do aspirador "Model V" com carris montados, até ao lançamento do primeiro aspirador robot do mundo.

100 anos a cuidar dos tecidos mais delicados

A máquina de lavar roupa é uma das invenções da revolução industrial com maior reconhecimento social, devido ao impacto que exerceu na emancipação da mulher e o seu papel na sociedade moderna. Com inovações, entre as quais a revolucionária máquina de lavar roupa de "asa flutuante" de 1940, a Electrolux abriu as portas à possibilidade de passar o tempo a disfrutar de coisas que realmente importam, como a educação, o tempo livre e passar mais tempo com a família.

100 anos a criar novas experiências culinárias

Uma das forças impulsionadoras por detrás do design inovador dos nossos eletrodomésticos de cozinha sempre foi a intenção de criar e disfrutar das melhores experiências culinárias possíveis. Através da nossa história, aproveitámos a nossa experiências exclusiva no setor profissional para tornar isto realidade. O revolucionário forno a vapor é um de muitos produtos que foram desenhados a partir desta filosofia corporativa.

Feira de exibição de produtos Electrolux

O Assistent Electrolux*: um design claramente escandinavo

Em 1939, a Electrolux assignou ao engenheiro e designer sueco Alvar Lenning, a tarefa de converter um equipamento utilizado em cozinhas profisisonais, num eletrodoméstico compacto e cómodo de utilizar em casa. Poucos suspeitavam que a batedeira Assistent da Electrolux se ia converter num dos produtos com maior êxito da companhia, tanto pelo seu design como pela fiabilidade duradoura.

*Os produtos da gama de aspiração e pequeno eletrodoméstico de cozinha comercializam-se em Portugal sob a marca AEG.

O revolucionário aspirador Model V

Os aspiradores Model V tinham uns carris montados que facilitavam o seu movimento pelo chão, tanto no escritório como em casa, enquanto aspiravam todo o pó, e para além disso, mais pequenos e ligeiros que os anteriores. Foi o próprio Wenner-Gran que teve a ideia. O facto de que este eletrodoméstico se tenha convertido num digno representante do novo desenho insdustrial da época, de acordo com o arquiteto alemão Peter Behrens, não obteve nenhum problema quanto à sua popularidade.

Estreia mundial: «A lata redonda»

A máquina de lavar loiça D10, batizada popularmente com o nome "lata redonda", foi apresentada em 1959, sendo a primeira no mundo que se podia instalar sobre a bancada da cozinha. Numa época onde as cozinhas domésticas estavam adaptadas para poder intalar uma máquina de lavar loiça standard, este modelo cabia na grande maioria das cozinhas sem que fosse necessário realizar uma obra.